Síntese

Os efeitos causados pela pandemia de Covid-19 nas periferias urbanas e a acentuação das desigualdades sociais nortearam o trabalho realizado pela Fundação Tide Setubal em 2020, seja no desenvolvimento de iniciativas para amparar as populações desses espaços e apoiar lideranças locais, seja para sensibilizar organizações da sociedade civil e o campo do investimento social privado (ISP) sobre a importância de enfrentar disparidades do tipo.

Prática de Desenvolvimento Local

Acolher para cuidar do território

Em virtude da pandemia de Covid-19, a área de Prática de Desenvolvimento Local desenvolveu diversas iniciativas para amparar a população do Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo onde o Galpão ZL está localizado, e protegê-la contra os efeitos causados pelo vírus.

Transformar o território para melhorar a qualidade de vida

A área de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal realizou em parceria com diversos atores, como o colegiado do Plano de Bairro do Jardim Lapena, poder público, empresas e organizações, um plano urbanístico que contemplava a execução de projetos de transformação infraestrutural e de revitalização de espaços para o convívio dos moradores do bairro.

Trabalhar online para transformar vidas offline

As restrições sanitárias e o distanciamento social resultantes da pandemia de Covid-19 motivaram a equipe de Prática de Desenvolvimento Local a adaptar as atividades do Galpão ZL para o ambiente online. Desse modo, os cursos oferecidos no espaço e o trabalho desenvolvido no Ponto de Leitura do Jardim Lapena passaram a ser realizados de modo remoto.

Fomento a Agentes e Causas

O papel estratégico dos editais para as periferias contornarem os desafios de 2020

A área de Fomento a Agentes e Causas da Fundação Tide Setubal lançou editais voltados ao apoio à potência de institutos e atores das periferias urbanas. Entre eles estão o Matchfunding Enfrente, fruto da parceria entre a Fundação e a Benfeitoria; o projeto Empreendedoras Periféricas, que foi desenvolvido em parceria com o Extra, por meio do Instituto GPA; e o Edital Caminhos, voltado ao fortalecimento de trajetórias de pessoas das periferias urbanas, interessadas em aprimorar competências e habilidades para fortalecer a atuação em âmbitos social, político e profissional.

Sensibilizar, influenciar e mobilizar a sociedade civil para a promoção da equidade

O trabalho em rede é estratégico quando se fala no enfrentamento das desigualdades. Por meio da mobilização da área de Fomento a Agentes e Causas, a Fundação Tide Setubal apoiou projetos de institutos e atores da sociedade civil e do campo do investimento social privado (ISP).

Apoio à pesquisa acadêmica para promover o desenvolvimento

A área de Fomento a Agentes e Causas da Fundação Tide Setubal realizou, com base na importância do apoio à pesquisa acadêmica para a promoção da equidade social, repasse a projetos de pesquisa de origens distintas e foco em áreas diversas. Boa parte dos estudos tinha como fio condutor os efeitos causados pela pandemia de Covid-19.

Apoiar lideranças para potencializar transformações sociais

Quando se fala em apoio à potência das periferias urbanas, é necessário olhar para a amplitude dos agentes transformadores desses territórios para impulsioná-los e para combater as vulnerabilidades lá existentes. A área de Fomento a Agentes e Causas promoveu, em parceria com os Programas de Influência da Fundação, apoio a 12 organizações via repasse direto para fortalecer o trabalho feito por elas.

Comunicação Estratégica

Comunicar para construir pontes e dialogar

Em virtude das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a área de Comunicação da Fundação Tide Setubal desenvolveu uma série de diálogos, por meio de lives, para promover debates e dar visibilidade às demandas das periferias urbanas.

Comunicação deve ser acessível para ser efetiva

A Fundação Tide Setubal desenvolveu, no decorrer de 2020, um novo site focado na acessibilidade digital, em conformidade com a versão 2.1 das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG), que considera as necessidades de visitantes que tenham qualquer tipo de deficiência.

Dialogar com a imprensa para furar a bolha

O debate sobre a urgência no enfrentamento das desigualdades tornou-se mais intenso na sociedade em virtude da pandemia de Covid-19, como consequência, ganhou espaço na imprensa. Esse cenário potencializou a visibilidade sobre o trabalho desenvolvido pela Fundação Tide Setubal, que tem histórico de ações relacionadas a esse tema e de atuação em tais territórios.

Comunicar para fortalecer diálogos

A área de Comunicação da Fundação Tide Setubal lançou, em 2020, a publicação Comunicação de Causas: Reflexões e Provocações para Novas Narrativas. Produzido em parceria com o Instituto Alana e a Rede Narrativas, além de ter contado com a coordenação técnica da Move Social, o material é um desdobramento da pesquisa O Conservadorismo e as Questões Sociais e visa convidar o leitor ao exercício de uma nova forma de comunicar, pensando em uma jornada de construção de diálogos de longo prazo.

Desenvolvimento Organizacional

Cuidar e apoiar para desenvolver

Em virtude da pandemia de Covid-19, a área de Desenvolvimento Organizacional da Fundação Tide Setubal adotou uma série de medidas para amparar os colaboradores e garantir seu bem-estar diante da nova realidade revelada naquele momento.

Porta aberta para a diversidade e inclusão

A promoção da equidade é um valor que norteia o trabalho da Fundação Tide Setubal no enfrentamento das desigualdades e nas ações desenvolvidas internamente com a equipe. Em 2020, a Fundação criou o Comitê de Diversidade e Inclusão, núcleo formado por profissionais de áreas e níveis hierárquicos diversos, e desenvolveu a Política de Diversidade e Inclusão, documento que estabelece regras e compromissos que devem pautar a atuação da equipe para combater ativamente todas as formas de discriminação e preconceito.

Programas de Influência

PROGRAMA NOVA ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Apoiar e fortalecer para empreender

Em 2020, o Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial da Fundação Tide Setubal desenvolveu a Jornada Empreendedora Inova ZL, iniciativa para aceleração de negócios periféricos da zona leste de São Paulo. A ação escolheu dez empreendimentos para passar por aceleração e mentoria, os quais receberam R$ 5 mil cada.

Apoiar o território para o crescimento econômico

O Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial da Fundação Tide Setubal desenvolveu, no decorrer de 2020, ações para incentivar a atividade econômica no Jardim Lapena, por meio do suporte às cadeias criativas, empreendedoras e produtivas do território, e mitigar os efeitos causados pela pandemia no espaço.

PROGRAMA CIDADES E DESENVOLVIMENTO URBANO

Urbanismo social por cidades mais justas

Em 2020, a Fundação Tide Setubal, por meio do Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano, tornou-se uma das organizações fundadoras do Pacto pelas Cidades Justas, rede de organizações da sociedade civil que elabora, implementa e dissemina metodologias e projetos orientados pelo conceito de urbanismo social com o objetivo de transformar territórios que estejam em situação de vulnerabilidade.

Combater vulnerabilidades para promover o desenvolvimento humano

O Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano da Fundação Tide Setubal ingressou, em 2020, em iniciativas variadas voltadas à criação de mecanismos para financiar o desenvolvimento de soluções inovadoras. O foco de tais ações está no Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo onde está situado o Galpão ZL, núcleo de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação.

PROGRAMA DEMOCRACIA E CIDADANIA ATIVA

Mobilização e enfrentamento das desigualdades em favor da democracia

Em 2020, a Fundação Tide Setubal fez parte de diversas iniciativas e campanhas, por meio do Programa Democracia e Cidadania Ativa, voltadas à ampliação da cidadania ativa e à defesa de instituições e práticas democráticas.

Formar cidadãos e coletivos para fortalecer a democracia

O Programa Democracia e Cidadania Ativa apoiou a realização de cursos voltados ao desenvolvimento de atores e coletivos atuantes na promoção da cidadania e da justiça na sociedade civil. Uma iniciativa a ser destacada é o curso Direito à Cidade e Eleições 2020, que foi oferecido na Plataforma Cidades, para o fortalecimento de articulações políticas e constituição de espaço de encontro de ativistas, mandatos e organizações que atuem pelo tema do direito à cidade.

PROGRAMA RAÇA E GÊNERO

Mobilização para sensibilizar a sociedade civil sobre equidade de raça e gênero

Em 2020, a Fundação Tide Setubal apoiou, por meio do Programa Raça e Gênero, a publicação do guia O que o Investimento Social Privado Pode Fazer por... Direitos das Mulheres?; o lançamento da Rede Temática de Equidade Racial, do Gife; e o desenvolvimento de ações para suporte à produção acadêmica e, da porta para dentro, da Política de Diversidade e Inclusão da Fundação Tide Setubal.

Trilhar caminhos para ocupar espaços de decisão

A Fundação Tide Setubal lançou a edição de estreia do Edital Caminhos, primeira iniciativa do Fundo Alas, criado para apoiar lideranças negras em diferentes momentos da vida. O edital, que contou com a parceria do Instituto Ibirapitanga e Porticus América Latina, é voltado ao fortalecimento da trajetória de pessoas nascidas e/ou que tenham vivido em periferias ou contextos periféricos urbanos interessadas em aprimorar competências e habilidades para potencializar as suas atuações em âmbitos social, político e profissional.

PROGRAMA PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO

Dialogar para democratizar políticas públicas

O Programa Planejamento e Orçamento Público da Fundação Tide Setubal participou da organização de uma série de iniciativas para debater assuntos relacionados à descentralização do orçamento. Um dos destaques vai para o projeto (Re)age SP – Virando o Jogo das Desigualdades em São Paulo, desenvolvido em parceria com a Rede Nossa São Paulo: a iniciativa propõe a criação de visão de longo prazo baseada em planos setoriais já existentes e aprovados.

Influenciar e sensibilizar o poder público para descentralizar o orçamento

A partir do (Re)age SP – Virando o Jogo das Desigualdades na Cidade, desenvolvido pela Fundação Tide Setubal em parceria com a Rede Nossa São Paulo, foram produzidas três publicações abrangendo metodologias inovadoras de redistribuição territorial do orçamento público e de participação social nos territórios: 50 Metas de Referência para uma Cidade Mais Justa até 2030, (Re)distribuição Territorial do Orçamento Público: Uma Proposta para Virar o Jogo das Desigualdades e (Re)unindo a Opinião Cidadã e o Planejamento Governamental.