Fomento a Agentes e Causas

Sensibilizar, influenciar e mobilizar a sociedade civil para a promoção da equidade

O trabalho em rede é estratégico quando se fala no enfrentamento das desigualdades. Não por acaso, a Fundação Tide Setubal considera o potencial de demais fundações e institutos, que compõem o campo do investimento social privado (ISP), como vetor para promover transformações sociais. Logo, colocar os territórios periféricos no centro da pauta e da atuação do ISP é uma medida de importância ímpar.

Em 2020, a Fundação apoiou sete projetos com foco na mobilização do campo e de demais atores da sociedade civil por meio da área de Fomento a Agentes e Causas. O valor total repassado foi R$ 682.500.

O Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife) foi um dos institutos fomentados pela Fundação, com o valor de R$ 320 mil, que teve como destino o desenvolvimento de mecanismos voltados ao fortalecimento de ações do campo do ISP, além do lançamento de uma plataforma para reunir e sistematizar informações diversas sobre a atuação da filantropia e do investimento social em resposta à crise.

O Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) contou com R$ 75 mil para realizar o Fórum Brasileiro de Finanças Sociais e Negócio de Impacto. Ainda, o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis) recebeu R$ 62.500 para a realização de uma pesquisa nacional de doadores, enquanto o Instituto Betty e Jacob Lafer foi contemplado com R$ 60 mil para o apoio da iniciativa Confluentes, voltada à conexão de pessoas e organizações atuantes em causas estratégicas na direção da redução das desigualdades.

E o Instituto Phi – Philantropia Inteligente, por sua vez, contou com R$ 10 mil, que foram destinados à realização da segunda rodada do encontro do grupo Fundações e Institutos de Impacto (Fiimp), que reúne mais de 30 organizações, incluindo negócios de impacto socioambiental.

Expansão de horizontes

Ainda dentro da mobilização do ISP e de demais atores da sociedade civil, o Nexo Jornal foi fomentado com R$ 90 mil, destinados à operação da plataforma Nexo Políticas Públicas, que reúne informações que combinam estudos e evidências com formatos inovadores e acessíveis para públicos diversos, e ao programa de formação para jovens jornalistas sobre assuntos abordados na plataforma.

Por fim, o Banco Pérola recebeu R$ 65 mil para desenvolver o Fundo Volta por Cima. O projeto, implementado por meio da união do Banco Pérola com a Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia (Anip), teve como objetivo criar uma solução financeira para permitir que negócios de impacto social das periferias continuassem a existir e gerar emprego e renda nas comunidades em meio à pandemia de Covid-19.

A iniciativa, que contou também com a Fundação Arymax, o Instituto Humanize e a Fundação Casas Bahia como parceiros investidores, consistiu na concessão de empréstimos a juro zero para tais empreendimentos. No total, 55 negócios foram impactados, com aportes de até R$ 15 mil, sem juros e com carência de seis meses.

Cuidar da saúde mental para fomentar a dignidade

A Covid-19 mostrou que, além da urgência no enfrentamento das desigualdades socioespaciais, cuidar da saúde mental tem importância ímpar para o bem-estar populacional. Dentro desse cenário, a Fundação Tide Setubal apoiou iniciativas voltadas a esse panorama. O objetivo da atuação nesse eixo contemplou o desenvolvimento e o fomento de propostas que produzam circulação e ampliação de práticas nesse campo.

A primeira ação a ser incentivada em 2020 foi o movimento Saúde Emocional de A a Z. A iniciativa, que consistiu em uma parceria com a Nova Escola e contou com o apoio da Fundação Lemann, surgiu a partir de pesquisas que demonstravam aumento e agravamento significativo do sofrimento psíquico de profissionais da educação diante do isolamento, excesso de trabalho e demais consequências geradas pela pandemia de Covid-19.

O objetivo da ação, que contou com o repasse total de R$ 298.239,80, foi engajar educadores na reflexão sobre a saúde emocional durante e após a pandemia. Esse processo se baseou no esclarecimento de dúvidas, na criação de uma rede de apoio e na troca de experiências e estratégias, além de minimizar o impacto emocional causado pelo isolamento social.

Ainda, a área de Fomento a Agentes e Causas apoiará, em 2021 e 2022, a linha de fomento Saúde Mental: Territórios Clínicos. Seis grupos foram selecionados para iniciar uma parceria de dois anos com a Fundação Tide Setubal na qual, a cada ano, cada um receberá investimento de R$ 50 mil, que se dará por meio de um aporte. No total, R$ 300 mil serão repassados anualmente.