Desenvolvimento Organizacional

Desenvolvimento Organizacional como aliado na promoção da equidade

A pandemia de Covid-19 marcou o ano de 2020 com uma infinidade de desafios e obstáculos inéditos para todos os setores sociais. Foi necessário reforçar o olhar da porta para dentro e amparar os colaboradores em meio a esse cenário, ao mesmo tempo que a proteção e o apoio a grupos submetidos a uma série de vulnerabilidades sociais tornaram-se ainda mais urgentes em comparação com os anos anteriores.

As primeiras medidas da Fundação Tide Setubal foi adotar o distanciamento social, fechando a sede e o Galpão ZL, núcleo de Prática de Desenvolvimento Local situado no Jardim Lapena, na zona leste de São Paulo, para atividades presenciais, e dar apoio e suporte aos integrantes da equipe, que passaram a desenvolver suas atividade em regime de home office.

De acordo com o levantamento global Local de Trabalho Inteligente – Moldando Experiências de Empregados para um Mundo Transformado, no qual foram ouvidas 50 companhias brasileiras, 40% delas afirmaram ter dado suporte para a realização do trabalho remoto. Essa foi a realidade adotada pela Fundação: além da disponibilização de equipamentos para o trabalho cotidiano, os funcionários contaram com apoio financeiro para custear gastos com infraestrutura e acesso à internet.

O cuidado com a equipe durante o período de isolamento social foi além de aspectos relativos ao trabalho realizado no decorrer do ano. A área de Desenvolvimento Organizacional promoveu também ações voltadas ao crescimento profissional e pessoal dos funcionários, como atividades formativas e a realização por mais um ano do Plano de Desenvolvimento da Equipe (PDE), além de eventos online para interação e confraternização entre eles.

Segundo dados do Censo Gife 2018, 55% dos institutos e fundações familiares integram uma ou mais redes ou grupos, participando regularmente de projetos/programas, grupos de trabalho, entre outros, enquanto 24% aportam recursos financeiros ou materiais para assegurar o fortalecimento institucional/gestão de redes ou grupos. Ambos os cenários são condizentes ao modo de atuação da Fundação Tide Setubal, como ao integrar a Rede Temática (RT) de Equidade Racial, do Gife.

Ainda, segundo a mesma pesquisa, 24% das organizações utilizam novos mecanismos, recursos ou serviços financeiros no repasse a organizações da sociedade civil (OSCs), como crowdfunding e matchfunding. O Matchfunding Enfrente, iniciativa organizada pela Fundação em parceria com a Benfeitoria, está inserido nesse contexto.

Outro ponto a ser destacado é o orçamento, que precisou passar por ajustes para contemplar as ações desenvolvidas em virtude da Covid-19. O orçamento de 2020 totalizou R$ 31.628.622. Desse montante, 10%, foram aplicados em programas realizados diretamente pela Fundação e 67% do orçamento foi destinado às linhas de fomento.

O valor voltado à infraestrutura e às operações institucionais, em 2020, é equivalente a 6% do total. Já os 17% restantes dizem respeito ao investimento em recursos humanos.

Leia a seguir mais detalhes sobre o trabalho desenvolvido em 2020 pela área de Desenvolvimento Organizacional da Fundação Tide Setubal.