Programas de Influência

Influenciar para trabalhar pela promoção da equidade

A Fundação Tide Setubal tem como missão “fomentar iniciativas que promovam a justiça social e o desenvolvimento sustentável de periferias urbanas e contribuam para o enfrentamento das desigualdades socioespaciais das grandes cidades, em articulação com diversos agentes da sociedade civil, de instituições de pesquisa, do Estado e do mercado”.

Seguindo essa lógica, programas e ações são desenvolvidos para despertar atores diversos da sociedade civil e do poder público para a importância do enfrentamento das desigualdades, ao priorizar as periferias urbanas e os seus sujeitos. A busca por mais efetividade de tais iniciativas motivou a Fundação a reformular, em 2020, o modo como atua e a desenvolver programas com base nas experiências da prática local ou no conhecimento a partir dos fomentos.

Os cinco Programas de Influência foram elaborados, dentro da estrutura da Fundação Tide Setubal, focando temas essenciais para enfrentar desigualdades e influenciar a opinião pública. São eles:

• Cidades e Desenvolvimento Urbano: mobiliza empresas, poder público e comunidade de moradores para criar soluções urbanísticas em nível local, visando ao desenvolvimento das periferias urbanas;
  • Democracia e Cidadania Ativa: promove iniciativas em defesa de princípios e direitos democráticos que contribuam com a inovação no exercício da cidadania em espaços públicos e políticos, orientando-se pela promoção da diversidade e da pluralidade de ideias;
  • Nova Economia e Desenvolvimento Territorial: visa estimular a geração de renda e o desenvolvimento de negócios de impacto voltados à resolução de problemas das periferias urbanas;
  • Planejamento e Orçamento Público: desenvolve, incentiva e dissemina práticas de planejamento governamental e gestão dos recursos públicos que deem maior centralidade ao combate às desigualdades socioterritoriais, tendo como esferas de atuação preferenciais a municipal e as submunicipais até o nível do território;
  • Raça e Gênero: promove a colaboração entre diferentes instituições e atores, com foco na equidade de gênero e raça no mercado de trabalho e nas instituições públicas.

Confira as ações e os projetos desenvolvidos e apoiados pelos Programas de Influência da Fundação Tide Setubal.

Cidades e Desenvolvimento Urbano

Democracia e Cidadania Ativa