de influência

Democracia e Cidadania Ativa

Formar cidadãos e coletivos para fortalecer a democracia

Promover iniciativas em defesa de princípios e direitos democráticos que contribuam com a inovação no exercício da cidadania em espaços públicos e políticos, orientando-se pela promoção da diversidade e da pluralidade de ideias, é uma das missões institucionais do Programa Democracia e Cidadania Ativa da Fundação Tide Setubal.

Dentro desse cenário, o programa, idealizado em 2020 a partir da expansão e reformulação do modo como a Fundação atua no enfrentamento das desigualdades e no fortalecimento de bases democráticas, apoiou a realização de cursos voltados ao desenvolvimento de atores e coletivos atuantes na promoção da cidadania e da justiça na sociedade civil.

Uma iniciativa a ser destacada é o curso Direito à Cidade e Eleições 2020, que foi oferecido na Plataforma Cidades, espaço desenvolvido pela Fundação Tide Setubal junto com Instituto Pólis, Programa Cidades Sustentáveis, Rede Nossa São Paulo, BrCidades e Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP) e voltado ao fortalecimento de articulações políticas e à constituição de espaço de encontro de ativistas, mandatos e organizações que atuem no tema do direito à cidade.

O curso, direcionado a candidatas(os) a cargos legislativos nas eleições municipais de 2020 e realizado em parceria com Purpose, Rede Nossa São Paulo, IAB-SP, Instituto Pólis e BrCidades, ocorreu de modo remoto, em virtude da pandemia de Covid-19, e contou com inscrição e participação de 400 candidatas(os) de todo o Brasil.

As atividades visaram promover um amplo debate sobre o direito à cidade, inspirando campanhas e mobilizações relacionadas ao tema, deflagrando as injustiças e as desigualdades das cidades e apontando caminhos para a superação dessas mazelas.