Fomento a Agentes e Causas

Apoiar lideranças para potencializar transformações sociais

Quando se fala em apoio à potência das periferias urbanas, é necessário olhar para a amplitude dos agentes transformadores desses territórios para impulsioná-los e para combater as vulnerabilidades lá existentes. A área de Fomento a Agentes e Causas promoveu, em parceria com os Programas de Influência da Fundação, apoio a 12 organizações via repasse direto para fortalecer o trabalho feito por elas. O incremento totalizou R$ 1.355.600.

No eixo de empreendedorismo, a produtora A Banca recebeu R$ 300 mil para realizar o Lab NIP, iniciativa coidealizada com a Artemisia e a FGVcenn, voltada ao fortalecimento de 30 negócios atuantes na periferia de São Paulo, e o 3º Fórum de Negócios de Impacto da Periferia, que consistiu em seis encontros online sobre temas relacionados ao panorama de negócios de impacto nesses mesmos territórios.

Já o Instituto Feira Preta foi fortalecido com R$ 50 mil, destinados à criação da Casa PretaHub, espaço de apoio e infraestrutura para afroempreendedores, e ao fortalecimento das ações desses mesmos profissionais durante a pandemia de Covid-19.

O Instituto de Referência Negra Peregum recebeu R$ 400 mil para realização de ações voltadas ao auxílio de pessoas negras, moradoras de territórios periféricos e vulneráveis, e organizações e coletivos atuantes nas áreas da educação, assistência, comunicação e incidência política.

Ainda dentro desse eixo, R$ 10 mil foram repassados à estruturação da Rede Potências Periféricas para, entre outros pontos, a manutenção da Secretaria Executiva da Rede e a criação de fundo rotativo solidário, destinado a apoiar os coletivos e organizações integrantes da rede em ações como custeio de internet e colaboração em ações de enfrentamento da Covid-19 em territórios periféricos da zona norte de São Paulo.

O Geledés – Instituto da Mulher Negra foi contemplado com R$ 200 mil para reconstrução da estrutura comunicacional, expansão da imagem institucional e aumento da visibilidade de atuação em todas as suas áreas de influência. Esse processo ocorreu por meio de workshops realizados pela agência Mutato, que teve como foco presença e atuação nas redes sociais.

O Instituto Maria e João Aleixo recebeu R$ 200 mil, aplicados em ações para ampliar a visibilidade e o reconhecimento público da produção intelectual e trajetória de sujeitos periféricos que estão comprometidos com a defesa da democracia. O montante foi investido para veicular a quinta edição da Revista Periferias e para a produção de artigos do número seguinte da publicação, além de ampliar a produção de conteúdos voltados à defesa da vida e de valores democráticos.

O eixo cultural também merece destaque, uma vez que profissionais atuantes na área foram artística e financeiramente prejudicados de maneira intensa em meio à pandemia. O projeto Pedagogia dos Saraus e as formações online da Casa Poética receberam aporte de R$ 47 mil, ao passo que a Rede Vaga Lume foi fortalecida com R$ 21.600 para dar andamento ao trabalho de promoção da leitura e gestão de bibliotecas comunitárias em comunidades rurais na região amazônica.

O projeto Arte e Cultura na Kebrada, da zona leste de São Paulo, foi adaptado em 2020 à realidade imposta pela Covid-19 e contou com R$ 20 mil para ser colocado em prática, enquanto o Coletivo Encrespados foi apoiado com R$ 17 mil para organizar o II Esquenta Festa Literária de Parelheiros (Felipa) e manter as ações durante o período de isolamento social. Por fim, o Festival Literário de Literatura Negra da Zona Norte de São Paulo (Fellin) contou com repasse de R$ 10 mil para realizar a versão eletrônica do evento, que aconteceu em julho de 2020.

Fortalecimento da comunicação de causas

Apoiar a realização de projetos que visam construir pontes e conexões para diálogos é necessário para combater o crescimento de discursos autoritários e, como consequência, fortalecer o ambiente democrático. Dentro desse cenário, R$ 450 mil foram destinados para apoiar duas iniciativas com essa premissa, em parceria com a área de Comunicação da Fundação Tide Setubal.

O Instituto Update foi fortalecido com R$ 300 mil para realizar a pesquisa Eleitas – Mulheres na Política e a websérie homônima, veiculada no canal do YouTube Quebrando o Tabu. O projeto fez entrevistas com 107 mulheres da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do Chile, da Colômbia e do México para sistematizar e divulgar práticas de inovação política com a participação de mulheres e ocupação de espaços de poder e decisão, dando visibilidade a essas iniciativas.

O Politize! recebeu, por sua vez, R$ 150 mil para realizar o projeto Despolarize!, voltado à sistematização e criação de cenário de diálogo produtivo, por meio do desenvolvimento de habilidades para discussão de pautas relativas à dignidade humana para criar coesão social, entendimento mútuo e respeito aos locais de fala e escuta. O projeto contou também com série homônima produzida em parceria com a Fundação Tide Setubal, com quatro episódios veiculados no canal Enfrente.

Por fim, a Rede Jornalistas das Periferias foi apoiada com R$ 80 mil para realizar a edição 2020 do projeto #NoCentroDaPauta. A ação consistiu no desenvolvimento de 14 reportagens – duas de cada coletivo da rede –, com foco na campanha eleitoral em São Paulo e no agravamento das desigualdades socioeconômicas e espaciais resultantes da Covid-19.