Fomento a Agentes e Causas

Fomentar agentes, causas e sociedade civil contra vulnerabilidades e a Covid-19

O fortalecimento da capacidade criativa de lideranças, organizações e coletivos das periferias urbanas é a premissa que pauta o trabalho da área de Fomento a Agentes e Causas da Fundação Tide Setubal. Essa lógica, que já se mostrava central no enfrentamento das desigualdades socioespaciais, tornou-se ainda mais evidente por causa da pandemia de Covid-19.

Em 2020, a área destinou R$ 4.728.817,20 para essa finalidade, por meio de repasse direto de recursos para a execução de projetos ou de editais e parcerias para fomentar iniciativas voltadas à promoção da equidade.

São oito linhas de apoio para potencializar o efeito transformador da verba repassada a agentes e causas:

• fortalecimento de organizações e redes periféricas;
  • fortalecimento de lideranças periféricas;
  • fortalecimento e divulgação de soluções para periferias;
  • desenvolvimento do Jardim Lapena;
  • apoio à pesquisa;
  • mobilização de atores do investimento social privado (ISP) e da sociedade civil;
  • comunicação de causas;
  • saúde mental.

Há mais de dez anos, o Galpão ZL marca a presença da Fundação Tide Setubal no Jardim Lapena, situado na zona leste do município de São Paulo. O espaço é o centro das ações de prática local, frente que busca o desenvolvimento econômico, urbano e humano desse território.

Nesse sentido, mais do que um lugar onde a Fundação está presente, o Galpão ZL é um instrumento de prática de desenvolvimento local que busca também fomentar iniciativas para a melhora da qualidade de vida no bairro.

Com base nesse princípio, a área de Fomento a Agentes e Causas repassou R$ 548.909 para a Prática de Desenvolvimento Local, tanto para o desenvolvimento de iniciativas realizadas no Galpão ZL como para apoiar a população do Jardim Lapena e protegê-la dos efeitos causados pelo vírus Sars-CoV-2.

Pode-se destacar também o Matchfunding Enfrente. Desenvolvida em parceria com a Benfeitoria, a iniciativa foi realizada em dois momentos distintos em 2020. A primeira etapa, chamada Emergência Covid-19, apoiou 265 projetos atuantes nas periferias urbanas e promoveu o repasse de mais de R$ 7 milhões. Nesse caso, R$ 4,76 milhões vieram do Fundo Colaborativo Enfrente e R$ 2,43 milhões foram obtidos por meio de financiamento coletivo (crowdfunding).

Já a segunda fase, intitulada Onda Estruturante, da qual participaram 15 projetos, mobilizou mais de R$ 1,4 milhão e alcançou a inédita marca de 100% de ações que alcançaram as metas de arrecadação – via financiamento coletivo e aporte do Fundo Enfrente.

Além do apoio ao Jardim Lapena e do fortalecimento e divulgação de soluções para as periferias, a área repassou R$ 1.355.600 para o desenvolvimento institucional e o fortalecimento de organizações, redes e lideranças periféricas; R$ 1.393.568,40 foram destinados para apoio à pesquisa; e a linha de apoio à mobilização de ISP e da sociedade civil contou com R$ 682.500.

Ainda, a área de Fomento a Agentes e Causas repassou R$ 450 mil para apoiar iniciativas de comunicação de causas; e R$ 298.239,80 para a linha de fomento a projetos voltados à saúde mental.

Confira nos textos a seguir informações detalhadas sobre essas e demais ações promovidas e apoiadas pela área de Fomento a Agentes e Causas.