Comunicação Estratégica

Comunicar para furar a bolha e sensibilizar em favor da promoção da equidade

O trabalho idealizado em 2020 pela área de Comunicação Estratégica da Fundação Tide Setubal contemplou o foco na construção de pontes e na despolarização política entre grupos e pessoas com visões díspares entre si.

O resultado dessa diretriz foi o desenvolvimento da publicação Comunicação de Causas: Reflexões e Provocações para Novas Narrativas. O material, que foi lançado em setembro, é resultante de uma oficina realizada em fevereiro na qual comunicadores e profissionais de instituições, agências de causas e ativistas analisaram desafios e possibilidades para criar pontos de contato e de encontro com o público conservador médio.

Todavia, a realidade imposta em 2020 pela pandemia de Covid-19 mostrou quão intensos são os desafios impostos pelas desigualdades socioespaciais, assim como as vulnerabilidades enfrentadas pelas populações das periferias urbanas Brasil adentro. E esse quadro resultou na reorganização de parte das ações previamente pensadas para o ano – a começar pela adaptação de eventos que seriam realizados em ambientes presenciais para a dinâmica remota.

Desse modo, a Comunicação organizou uma série de lives relativas ao panorama da Covid-19 nas periferias urbanas ao redor do país. Essa estratégia teve como objetivo sensibilizar setores variados da sociedade civil sobre a urgência do enfrentamento das desigualdades em tais espaços, assim como promover diálogos sobre a realidade em áreas periféricas de regiões diversas do país ao descentralizar o foco no eixo São Paulo-Rio de Janeiro.

Além disso, a área coproduziu a série Despolarize, voltada à reflexão sobre maneiras para despolarizar diálogos entre indivíduos de espectros políticos diferentes. O projeto foi inspirado na pesquisa O Conservadorismo e as Questões Sociais e na publicação Comunicação de Causas: Reflexões e Provocações para Novas Narrativas.

Um ponto de destaque foi o crescimento do número de seguidores da Fundação Tide Setubal nas redes sociais. O Enfrente, canal no YouTube, teve aumento de 42% na quantidade de inscritos ao longo de 2020, passando de 3.620, em 2019, para 5.146 em dezembro do ano passado.

Para completar, a Espiral Interativa, agência de comunicação digital especializada em acessibilidade, desenvolveu o novo site da Fundação Tide Setubal. Lançado no fim de 2020, o novo espaço eletrônico está pautado na democratização do acesso à informação para pessoas com deficiência e no fortalecimento institucional do trabalho desenvolvido pelas áreas e Programas de Influência que compõem a Fundação.

Confira a seguir informações detalhadas sobre o trabalho desenvolvido em 2020 pela Comunicação Estratégica.