Comunicação Estratégica

Dialogar com a imprensa para furar a bolha

Um dos efeitos causados pela Covid-19, assim como a consequente acentuação das vulnerabilidades existentes nas periferias urbanas, foi o aumento do espaço que as desigualdades e a urgência para enfrentá-las ganharam na imprensa. E esse cenário potencializou a visibilidade sobre o trabalho desenvolvido pela Fundação Tide Setubal, que tem histórico de ações relacionadas a esse tema e de atuação em tais territórios.

Desse modo, a Fundação obteve 2.041 inserções na mídia até 9 de dezembro – esse número representou mais do que o dobro de ocorrências em 2019, quando houve 851 menções. Dentro desse total, 48% abrangeram a cidade de São Paulo, mas a descentralização geográfica da presença em veículos jornalísticos merece destaque: o trabalho da Fundação obteve alcance nacional, devido a posicionamentos e participações institucionais em ações relativas à defesa da democracia, ao combate ao Sars-CoV-2 e à realização das eleições municipais. Ainda, as ondas Covid-19 e Estruturante do Matchfunding Enfrente se sobressaíram nesse cenário.

Em relação a formatos, houve 1.991 inserções online, 30 em veículos impressos, 11 em canais televisivos e nove em emissoras de rádio. Dentro desse contexto, a presença da Fundação Tide Setubal foi significativa em veículos como Folha de S.Paulo (59), O Estado de S. Paulo (31), UOL (29), Valor Econômico (26), MSN (25) e Yahoo Notícias (17).

Fortalecimento institucional e editorial

Em virtude do trabalho voltado à mitigação dos efeitos da Covid-19, com destaque para o Matchfunding Enfrente, a Fundação Tide Setubal obteve mais de 730 inserções em 2020 relacionadas a essa realidade. A presença massiva em veículos de imprensa nesse contexto foi relevante para fortalecer a imagem institucional.

Somam-se a esse cenário a divulgação de 14 artigos de opinião assinados por diferentes integrantes da equipe em veículos como Valor Econômico, Folha de S.Paulo, Nexo Jornal, El País Brasil, Ecoa – portal do UOL –, Cult e Página22; e o fortalecimento das figuras públicas de Maria Alice Setubal, presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal, e Mariana Almeida, superintendente, por meio de lives e pautas exclusivas. Ainda, a Fundação estabeleceu parceria com o Observatório do Terceiro Setor para publicação de artigos assinados pelos coordenadores da equipe – os conteúdos continuaram a ser veiculados em 2021.

Pode-se destacar também o trabalho de preparação de coordenadores da Fundação para serem porta-vozes em entrevistas para rádio, emissoras televisivas, jornais e revistas, assim como a realização de sessões de media training para dois coordenadores novos.