Prática de Desenvolvimento Local

Acolher para cuidar do território

O desenvolvimento humano é um dos pilares da Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal. A área promove iniciativas voltadas à proteção dos moradores do território com base na ativação da rede de proteção social e de demais parceiros para enfrentar os desafios postos – e que foram intensificados pela Covid-19.

Antes mesmo da adoção de medidas restritivas para evitar a disseminação do vírus Sars-CoV-2, os desafios para auxiliar a população do território já haviam sido intensificados devido às fortes chuvas na região. Em fevereiro de 2020, a equipe do Galpão ZL promoveu, em parceria com o Instituto Família Barrichello, o fortalecimento da rede de proteção social da região para mapear vulnerabilidades e a capilaridade para realizar doações de cestas básicas e demais itens de necessidade básica para os moradores.

À época, o Galpão ZL funcionou como centro de recebimento de doações e de concentração de lideranças locais no apoio à triagem e produção de kits para a população, mas o trabalho ganhou proporções inéditas em virtude da crise causada pela Covid-19.

A prioridade foi promover assistência imediata para moradores terem acesso a cestas básicas e mapeamento para o repasse de auxílio por meio do cartão-alimentação. Desse modo, 2 mil cartões e 2 mil cestas básicas foram entregues no território graças ao mapeamento realizado pelas Guardiãs do Bairro, grupo formado por moradoras do Jardim Lapena mobilizadas para proteger a população contra os efeitos da pandemia e que conta com o apoio do Galpão ZL.

As Guardiãs responsabilizam-se, cada uma, por um determinado perímetro do território e fazem mapeamento diário sobre a situação dos moradores para ajudá-los sempre que são identificados casos de vulnerabilidade. Além disso, elas atuam para orientá-los em dúvidas e procedimentos relativos à Covid-19 e auxiliá-los a acessar programas do poder público, como entregas de cestas básicas e cartões-alimentação e cadastro para receber o auxílio emergencial. Em dezembro de 2020, o grupo era composto por 75 habitantes do bairro.

Essas e demais ações das Guardiãs – que abrangeram também entregas de kits compostos por sabonetes, máscaras e álcool em gel – representam o fortalecimento do Plano de Bairro do Jardim Lapena quanto ao engajamento popular, pois os moradores passaram a se ver como protagonistas e agentes de transformação no território.

Em paralelo, lideranças de 16 times de futebol do território e de demais organizações locais tiveram papel estratégico para alcançar áreas mais difíceis do bairro e promoveram ações como a distribuição de 10.861 máscaras e 10.060 frascos de álcool para os habitantes.

Ainda, o Galpão ZL desenvolveu, em parceria com o Cenpec Educação, um projeto-piloto para auxiliar crianças do 1º ano da EE Professor Pedro Moreira Matos durante os primeiros passos rumo à alfabetização. A ação, chamada Comunidade Cenpec, foi executada por voluntários do Cenpec e ofereceu apoio a dez famílias de alunos por meio de ligações via WhatsApp para auxiliar nessa etapa.

Informação e combate às fake news

Para conscientizar os moradores sobre a importância da proteção durante a pandemia e combater a desinformação sobre a ela, o Galpão ZL contratou a agência de comunicação periférica 2Pcom.

A agência criou um podcast para orientar os moradores sobre questões relativas ao coronavírus em questão, medidas preventivas, tratamento, auxílio emergencial e demais questões.

Chamado Quarentena Periférica, o programa apresentou episódios de curta duração, produzidos em parceria com o Instituto Alana. O conteúdo foi idealizado para chegar ao público dos jardins Lapena e Helena.

Infraestrutura para proteção

Uma das medidas recomendadas para combater a Covid-19 é lavar as mãos. Contudo, uma parcela significativa dos moradores do Jardim Lapena não tem acesso ao saneamento básico. Para contornar esse cenário, o Galpão ZL organizou, por meio de parcerias, projetos para promoção do acesso à infraestrutura básica para proteção contra o vírus.

A empresa social Florescer Brasil e a ONG Médicos Sem Fronteiras instalaram dez lavatórios em áreas sem saneamento básico. O processo foi conduzido em conjunto com a Sabesp. Além disso, o Galpão ZL promoveu, em parceria com o Moradigna, reformas nos banheiros das casas de sete mulheres que participaram do curso Elas Constroem, oferecido pelo núcleo de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação antes da adoção de medidas restritivas contra a pandemia. As participantes contempladas receberam, cada uma, um kit para reformar os respectivos cômodos, com direito a suporte técnico virtual do Moradigna, e R$ 1,3 mil em ajuda de custo para executar o procedimento.

Houve também a doação ao Hospital Municipal Tide Setubal, em São Miguel Paulista, de itens básicos para a proteção de profissionais e o tratamento de pacientes. Foram entregues, no total, 1.070 aventais, 30 mil luvas, 2 mil propés, 3 mil toucas, 40 mil máscaras simples, 1.400 máscaras N95, 15 mil aventais descartáveis – além disso, três geradores de energia elétrica foram instalados no equipamento público.

Ações no território contra a Covid-19

Guardiãs do Lapena