Prática de Desenvolvimento Local

Trabalhar online para transformar vidas offline

Como consequência dos inúmeros desafios impostos pela pandemia de Covid-19, os projetos que seriam executados em 2020 pela equipe do Galpão ZL, núcleo de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal, precisaram passar por uma reformulação drástica para atender às necessidades e particularidades da população do Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo onde o espaço está situado.

A revisão das iniciativas foi realizada por frentes diversas para adaptar as atividades ao ambiente online em virtude do distanciamento social. Ao se levar em consideração a complexidade das ações que deveriam ser adotadas para auxiliar os moradores da região e as inúmeras demandas surgidas nesse contexto, atividades diversas e multidisciplinares foram colocadas em prática para, entre outras coisas, incentivar a atualização profissional de empreendedores e apoiá-los a divulgar e vender os seus respectivos produtos e serviços, e para intermediar o acesso ao acervo de livros do Ponto de Leitura do Jardim Lapena.

Suporte digital para crescer e empreender

Algumas semanas após o início do isolamento social, o Galpão ZL organizou nove formações online sobre temas voltados à transição de empreendimentos físicos para a realidade online, como vendas no ambiente digital e uso das redes sociais para impulsionar os próprios negócios.

Outra iniciativa criada, dessa vez por meio do Programa de Nova Economia e Desenvolvimento Territorial, foi a Jornada Empreendedora Inova ZL, que contou com consultoria técnica da Emperifa e do Sebrae e apoio do aplicativo Pense Grande, projeto que alia empreendedorismo e tecnologia.

A jornada, que foi desenvolvida para funcionar como uma trilha de formação, mentoria e apoio financeiro para microempreendedores, alcançou 66 inscrições e contou com 30 iniciativas selecionadas para a fase de pré-aceleração, na qual foram acompanhadas por um time de consultoria que analisou pontos importantes para a concretização de um projeto de impacto. O fim do processo teve dez empreendimentos selecionados para receber recursos de R$ 5 mil cada.

Do remoto ao presencial

O Jardim Lapena contou com a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a empresa Data Machina, que criaram um robô de WhatsApp para informar à população sobre os casos de Covid-19 na região e promover o comércio local – no caso, a partir da disponibilização de um sistema de delivery a comerciantes locais. Por meio do bot, uma pessoa poderia enviar uma mensagem para informar-se sobre o combate ao vírus Sars-CoV-2 no território e a respeito de estabelecimentos que fazem entregas em domicílio.

As entregas também aconteceram em uma ação do Ponto de Leitura do Jardim Lapena, mas nesse caso com cardápios e pedidos literários. Ainda no primeiro quadrimestre de 2020, os frequentadores tinham acesso, por meio do WhatsApp, a contações online de histórias, mediações de histórias e links literários. Os adolescentes que costumavam visitar o Ponto de Leitura desenvolveram, durante o período de quarentena, um diário no qual descreveram as suas respectivas vivências durante esse período.

Outra ação realizada pela equipe do Ponto de Leitura é o Bike Literária, desenvolvido em parceria com o programa Delivery Justo, do Instituto Aromeiazero. Nele, os moradores do Jardim Lapena puderam, por meio do WhatsApp, solicitar empréstimos de livros e recebê-los em casa por meio de entregas feitas por entregadoras(es) integrantes do projeto.