de influência

Nova Economia e Desenvolvimento Territorial

Apoiar o território para o crescimento econômico

O trabalho do Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial da Fundação Tide Setubal tem como diretriz olhar para territórios periféricos com o intuito de impulsionar suas abundantes cadeias criativas, empreendedoras e produtivas, além de incentivar e fomentar ações que impactem positivamente esses espaços.

Em virtude da pandemia de Covid-19, essa lógica ganhou amplitude para, antes de incentivar o crescimento da economia local, mitigar os efeitos da pandemia. Uma das soluções promovidas pelo programa para auxiliar a economia foi a formação do Coletivo de Costureiras do Jardim Lapena. Chamado Kamaradin, o grupo composto por seis profissionais foi formado com o propósito de gerar renda para elas, com a produção de máscaras, e ao mesmo tempo proteger os moradores do bairro.

O coletivo foi uma das iniciativas inscritas na Onda Covid-19 do Matchfunding Enfrente, plataforma de financiamento coletivo gerida pela Fundação Tide Setubal em parceria com a Benfeitoria. A ação tinha como meta arrecadar, por meio do financiamento coletivo integrado à verba do Fundo Enfrente, R$ 27.175. A iniciativa ultrapassou em 13% a meta estipulada, atingindo o montante de R$ 30.565, o que viabilizou a produção e distribuição de 7.200 máscaras para os moradores do território.

Base para gerar empregos

A elaboração e a impressão de currículos sempre foram uma demanda constante entre os moradores do Jardim Lapena, onde fica o Galpão ZL. Alinhado a essa atividade constante, o Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial criou o banco de currículos de moradores da região.

A partir do serviço previamente prestado, o programa organizou um banco com 541 currículos, contendo informações como formação acadêmica, área de atuação, tempo de experiência, média salarial e cargo almejado pelos profissionais em busca de um novo emprego.

A iniciativa permite a compreensão dos perfis e das necessidades de desenvolvimento dos moradores cujos currículos estão na base de dados. Desse modo, o Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial pode também incentivá-los a participar de formações e capacitações voltadas à empregabilidade, aumentando a adesão a tais iniciativas.