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Comunicação Estratégica

Comunicar para fortalecer diálogos

Uma das diretrizes adotadas pela área de Comunicação Estratégica da Fundação Tide Setubal em 2020 foi o desenvolvimento de materiais para incentivar o diálogo entre pessoas que têm visões de mundo diferentes entre si. Essa estratégia foi adotada como consequência do lançamento da pesquisa O Conservadorismo e as Questões Sociais, lançada em 2019 pela Fundação em parceria com a Plano CDE. Entre outros achados a publicação possibilitou identificar pontos em comum entre indivíduos dos campos conservador e progressista; contudo, os mecanismos de comunicação usados por ambos os grupos reduziam as chances de trabalhá-los.

Como desdobramento da pesquisa, a área desenvolveu a publicação Comunicação de Causas: Reflexões e Provocações para Novas Narrativas. O material foi produzido em parceria com o Instituto Alana e a Rede Narrativas, além de ter contado com a coordenação técnica da Move Social.

O conteúdo foi elaborado a partir de oficina realizada em fevereiro de 2020, na qual 20 comunicadores e profissionais de instituições, agências de causas e ativistas analisaram os desafios e as possibilidades de se criar pontos de contato e de encontro no debate de causas com o público conservador médio.

O material, que contou também com entrevistas feitas com Esther Solano, cientista social responsável pela pesquisa de 2019, e Rafael Poço, advogado, ativista e idealizador do projeto Despolarize, está organizado em dois blocos centrais. O primeiro apresenta o panorama de características e práticas de diálogo entre diferentes campos, os desafios e as questões relativas à radicalização do discurso político. O tópico seguinte propõe caminhos e possibilidades para mudar a forma de comunicar causas – ou seja, coloca o desafio de alterar as abordagens sem abrir mão de posicionamentos e valores.

Divulgar para além da bolha

A publicação, cujo conteúdo visa convidar o leitor ao exercício de uma nova forma de comunicar, pensando em uma jornada de construção de diálogos de longo prazo, foi lançada durante uma live, em 9 de setembro, mediada por Fernanda Nobre, gerente de Comunicação da Fundação Tide Setubal.

Participaram da transmissão ao vivo Cris Bartis, sócia e diretora executiva do B9 Company, cocriadora e apresentadora do podcast Mamilos; Cristina Fernandes de Souza, criadora e apresentadora do podcast Ideias Negras e coordenadora de comunicação do Instituto Vladimir Herzog; Márcio Black, coordenador do Programa de Democracia e Cidadania Ativa da Fundação Tide Setubal; e Rafael Poço.

Entre o lançamento e dezembro de 2020, a publicação somou 341 downloads, enquanto a live teve 3.900 visualizações – assim, foi a segunda live mais vista do Canal Enfrente.

Ainda, o projeto influenciou também a criação da websérie Despolarize. Desenvolvida pela Fundação Tide Setubal em parceria com o Despolarize, projeto voltado à ampliação de repertório para lidar com conflitos, a produção tem como objetivo analisar diálogos e destacar elementos que mostram onde nascem a polarização, os entraves, a rivalidade e o silêncio quando estamos dialogando sobre as causas do campo progressista.

Com quatro episódios lançados entre outubro e novembro de 2020, a série teve como pontos de partida cenas ficcionais que consistiam em diálogos polarizados sobre temas diversos entre os personagens Rosa, gerente de supermercado com viés conservador interpretada por Rosax Rosax, e Matheus, entregador de aplicativos feito por Santos Drummond.

As interações entre eles serviram como base para análises feitas por especialistas, que tentaram destacar armadilhas presentes em nosso diálogo, influenciando a polarização em diálogos com quem pensa diferente.