Comunicação Estratégica

Comunicação deve ser acessível para ser efetiva

A comunicação é fundamental para reforçar o papel de instituições democráticas e o combate a desigualdades estruturais. Ainda dentro dessa lógica, se faz necessário desenvolver conteúdos acessíveis para que o processo comunicacional aconteça de modo pleno e efetivo.

Ao seguir essa premissa, a Fundação Tide Setubal criou, no decorrer de 2020, um novo site focado na acessibilidade digital. Essa medida é importante por, entre outros fatores, haver 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) – ou seja 3,9% da população – e, nesse grupo, 6,7% de indivíduos as têm em níveis severos. Apesar desse quadro, menos de 1% dos sites em funcionamento no Brasil é acessível.

O novo site da Fundação foi desenvolvido pela Espiral Interativa, agência de comunicação digital especializada em acessibilidade, em conformidade com a versão 2.1 das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG), considerando as necessidades de visitantes que tenham qualquer tipo de deficiência. Logo, a escolha das cores, a redação dos textos, a descrição das imagens e a programação foram trabalhadas para permitir a todas as pessoas, independentemente do tipo de deficiência, o acesso pleno ao conteúdo do site.

Ainda, o novo site contará com a presença de Maya, avatar da plataforma Hand Talk que faz a interpretação simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras) do conteúdo hospedado no canal. Essa lógica é aplicada também nas redes sociais, por meio da inserção de descrições de imagens para pessoas com deficiência e de legendas em vídeos institucionais.

Além da acessibilidade, outro ponto levado em consideração para o desenvolvimento do novo site foi o fortalecimento da atuação institucional da Fundação Tide Setubal. Com o passar do tempo, o espaço eletrônico passou a não ter condições de refletir a série de mudanças e transformações ocorridas no trabalho da equipe. Como consequência, o site antigo não conseguia revelar com clareza a dimensão do modo como a Fundação passou a atuar no enfrentamento das desigualdades.