Programas
de influência

Nova Economia e Desenvolvimento Territorial

Apoiar e fortalecer para empreender

Olhar para as periferias urbanas como espaços marcados pela potência de seus moradores, mas que precisam de incentivo para causar impactos positivos em tais espaços e desenvolvê-los, é um dos pilares do trabalho desenvolvido pelo Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial da Fundação Tide Setubal.

Essa lógica norteia a Jornada Empreendedora Inova ZL, programa de aceleração de negócios periféricos da zona leste de São Paulo. O projeto foi desenvolvido para levar em conta a estruturação de negócios, com o fomento à escala de empreendimentos para fortalecer o ecossistema local e chegar à geração de renda. Contou com a parceria do Emperifa e o Sebrae, que ofereceram consultoria técnica, e o apoio do aplicativo Pense Grande, projeto da Fundação Telefônica Vivo que alia empreendedorismo e tecnologia.

O projeto, elaborado para funcionar como uma trilha de formação, mentoria e apoio financeiro para microempreendedores, incubou 30 negócios da zona leste de São Paulo atuantes nas áreas de gastronomia, agricultura, meio ambiente – reciclagem e energia solar –, construção civil, moda, comunicação e tecnologia. Ao fim do processo, dez empreendimentos foram escolhidos para passar por aceleração e mentoria – cada um receberia R$ 5 mil.

A jornada contou com 61 inscrições e selecionou 30 negócios para a etapa de acompanhamento, realizada em quatro semanas. Nessa fase, um time de consultoria abordou de maneira ampla o modelo de negócio, além de preparar os participantes para o pitch (apresentação) dos respectivos empreendimentos para escolha dos dez negócios que receberiam mentorias e consultorias específicas nas respectivas áreas de atuação.

Estes foram os dez empreendimentos selecionados por meio da Jornada Empreendedora Inova ZL:

• Amanda Oliveira dos Santos – Cozinha Ubdlane (gastronomia);
  • Beatriz Rinaldini Santos – Consultoria em Soluções Poéticas (moda);
  • Carolina Carvalho de Paula – Kuikila Estamparia (moda);
  • Daniela Bernardo de Lima – Candy Miss Confeitaria Artesanal (gastronomia);
  • Fernanda Moro Pires – Malungo Art (artesanato);
  • Helio Rodrigues da Fonseca – Tebas Sustentabilidade (construção);
  • Janaina da Silva Reis – Rios de Mim (saúde mental);
  • Joyce Santos Correia e Juliana Ribeiro de Sousa – Manas Perifa Construção Civil (construção);
  • Kelly Cristiane de Souza – Kelly C. Artesanato (artesanato);
  • Renata Pereira Santos – Café Quintal de Casa (gastronomia).