Programas
de influência

Raça e Gênero

Trilhar caminhos para ocupar espaços de decisão

Em outubro de 2020, a Fundação Tide Setubal lançou, por meio de atuação conjunta da área de Fomento a Agentes e Causas e do Programa de Raça e Gênero, a edição de estreia do Edital Caminhos, primeira iniciativa do Fundo Alas, desenvolvido para apoiar lideranças negras em diferentes momentos da vida.

O Edital Caminhos, que contou com a parceria do Instituto Ibirapitanga e Porticus América Latina, tem como objetivo fortalecer a trajetória de pessoas nascidas e/ou que tenham vivido em periferias urbanas brasileiras ou contextos periféricos urbanos, interessadas em aprimorar competências e habilidades para fortalecer sua atuação nos âmbitos social, político e profissional.

No total, cada uma receberá até R$ 15 mil para investir em atividades formativas diversas, como: cursos de idiomas, cursos de pós-graduação, participação em intercâmbios, congressos e seminários, e cursos livres com temáticas relacionadas à consolidação da democracia e à superação das desigualdades, por exemplo.

Durante 17 dias de inscrição, o edital recebeu 372 candidatos oriundos das cinco regiões do país. Mulheres foram maioria nas inscrições, compondo quase 70% do total. Vale destacar que pessoas transexuais, não binárias e intersexo estiveram também entre quem se inscreveu.

Além disso, as pessoas inscritas foram distribuídas da seguinte maneira entre as cinco categorias contempladas no edital: 192 inscrições (52%) foram para a modalidade de ações sociais, culturais e/ou artísticas; 78 (21%), voltadas à política institucional; 76 (20%) abrangem o empreendedorismo; e 26 pessoas (7%) inscreveram-se para fazer especializações ligadas à carreira corporativa.

O processo de seleção foi realizado pelo Comitê de Avaliação do Edital Caminhos, composto pela área de Fomento a Agentes e Causas e pelo Programa de Raça e Gênero da Fundação Tide Setubal, e por pareceristas convidados: Matheus Magalhães da Silva, na modalidade de empreendedorismo; Debora Gepp, em carreira corporativa; Ivair Augusto Alves dos Santos, dentro de política institucional; e Isabela Souza, na categoria ações sociais, culturais e/ou artísticas.

O júri final, formado por representantes da Fundação Tide Setubal, do Instituto Ibirapitanga e da Porticus América Latina, selecionou 31 pessoas para receber o aporte financeiro de R$ 15 mil.