Raça e Gênero

Mobilização para sensibilizar a sociedade civil sobre equidade de raça e gênero

Considerar raça e gênero como fatores fundamentais no enfrentamento das desigualdades é um princípio histórico no trabalho da Fundação Tide Setubal, seja para desenvolver programas e ações em áreas diversas, seja para influenciar organizações da sociedade civil (OSCs) e instituições do investimento social privado (ISP) sobre a importância do tema.

Em 2020, a Covid-19 reforçou a urgência da realização de iniciativas voltadas à potencialização de ambos os setores, uma vez que os efeitos da pandemia foram refletidos na vida das pessoas pertencentes a tais grupos. Dentro dessa lógica, a Fundação, por meio do Programa Raça e Gênero, promoveu ações para reforçar a centralidade desse tema no trabalho de demais atores da sociedade civil.

Uma dessas ações contemplou a execução de projetos voltados ao investimento social privado. Em junho de 2020, houve o lançamento do guia O que o Investimento Social Privado Pode Fazer por... Direitos das Mulheres?. A publicação, que foi a sexta da série O que o Investimento Social Privado Pode Fazer por...?, contou com o apoio da Fundação Tide Setubal e do Instituto Avon, além de promoção realizada por Agora É que São Elas e Fundo Elas.

Como desdobramento da publicação, o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife) lançou a Rede Temática (RT) de Equidade Racial do Gife, cujo objetivo é intensificar discussões e a realização de ações voltadas à centralidade do apoio à potência de pessoas negras, ao combate ao racismo estrutural e à promoção da justiça racial dentro de projetos idealizados por OSCs e organismos ligados ao campo do ISP. A atuação da RT de Equidade Racial compreende também o aumento da presença de pessoas negras nos quadros das equipes das organizações desse campo, inclusive em posições de liderança e de tomadas de decisões.

Apoio acadêmico

O trabalho do Programa de Raça e Gênero para sensibilizar OSCs a respeito da importância do tema contemplou também o incentivo à academia para aumentar a quantidade de pesquisadoras(es) pretas(os) e pardas(os) no ambiente acadêmico.

Uma dessas ações foi o apoio à execução do Prêmio Lélia Gonzalez de Manuscritos Científicos sobre Raça e Política. Realizado pela Associação Brasileira de Ciência Política, em parceria com o Nexo Políticas Públicas e o Instituto Ibirapitanga, a láurea contou também com o apoio da Open Society Foundations e teve como objetivo incentivar a conclusão de trabalhos de jovens pesquisadoras(es) negras(os) sobre desigualdades, identidades e discriminações raciais e suas expressões políticas.

As(os) acadêmicas(os) negras(os) escolhidas(os) por meio do prêmio receberão, em 2021, bolsas de curta duração para mestrandas(os), doutorandas(os) e recém-doutoras(es) dedicadas(os) à pesquisa sobre a área de raça e política entendida em perspectiva ampla, abrangendo reflexões sobre políticas públicas, eleições, partidos políticos, representação política, militância política, protestos, pensamento político, relações internacionais, política externa, comunicação política, teoria política, entre outros temas.

Da porta para dentro

Para desenvolver iniciativas voltadas à promoção da equidade, é fundamental fazer antes a lição de casa. Por esse motivo, o Programa de Raça e Gênero apoiou a área de Desenvolvimento Organizacional na criação do Comitê de Diversidade e Inclusão, que tem como objetivo incentivar as demais áreas da Fundação Tide Setubal a colocar aspectos ligados à temática do grupo como pontos prioritários no desenvolvimento dos respectivos projetos.

O comitê é composto por profissionais de todas as áreas da Fundação – e de diferentes níveis hierárquicos – e tem como foco promover mecanismos em favor da equidade e da transformação de hábitos firmados, por meio de normas, valores, expectativas e atitudes partilhadas de seus colaboradores, fornecedores, parceiros e públicos atendidos em relação às múltiplas formas de diversidade.

No decorrer de 2020, a equipe do Comitê de Diversidade e Inclusão desenvolveu a sua Política de Diversidade e Inclusão, que apresenta conceitos ligados à promoção da equidade e inclusão e as formas de discriminação que prejudicam sua aplicação, assim como compromissos que deverão ser respeitados pelas equipes de todas as áreas da Fundação Tide Setubal, fornecedores e colaboradores. Além disso, o documento contempla o trabalho para influenciar demais atores do ISP e da sociedade civil.

Ainda, o Programa de Raça e Gênero foi convidado para falar sobre a experiência de implantação do Comitê de Diversidade e Inclusão, assim como sobre o processo para criar a Política de Diversidade e Inclusão, em encontros com diferentes instituições, como: Cenpec, Fundação Lemann, Grupo Antirracista, formado por representantes de instituições e empresas do ISP, e Benfeitoria.