Desenvolvimento Organizacional

Porta aberta para a diversidade e inclusão

A postura adotada pela Fundação Tide Setubal para a promoção da equidade, por meio da atuação da área de Desenvolvimento Organizacional com a equipe de trabalho, é a mesma empregada da porta para fora no desenvolvimento de projetos, relação com organizações do terceiro setor e demais atores da sociedade civil.

A atuação da porta para fora abrange a promoção de iniciativas e projetos voltados à conscientização sobre a equidade. Já da porta para dentro, essa lógica está diretamente ligada à realização de ações diversas, como atividades de formação relativas às áreas em que incide e trabalha, e à criação de um canal para acolhimento e mediação de questões relacionadas a preconceito e discriminação.

Outro ponto-chave nesse cenário, ao pensar da porta para dentro, contempla a composição racial e de gênero da equipe da Fundação. A equipe conta com 29 profissionais, entre os quais, em âmbito racial, 16 são negros – esse patamar é equivalente a 55% de todo o time. Quando se fala em cargos de liderança, a paridade é constante: metade dos coordenadores e gerentes é negra.

Ao se levar em consideração a proporcionalidade de gênero, 20 integrantes são mulheres, o que corresponde a 69% do grupo. No que diz respeito a cargos de liderança, sete são ocupados por mulheres – esse dado equivale a 58% do quadro de pessoas em postos de poder e decisão.

Comitê pela equidade

Para intensificar a promoção da diversidade internamente, a Fundação Tide Setubal criou o Comitê de Diversidade e Inclusão. O núcleo é formado por profissionais de áreas e níveis hierárquicos diversos da Fundação.

O objetivo é promover a busca pela equidade e a transformação de hábitos firmados por meio de normas, valores, expectativas e atitudes compartilhados por seus colaboradores, fornecedores, parceiros e público atendido em relação às diversidades de identidade de gênero, raça, pessoas com deficiência, imigrantes e territoriais.

Em 2020, o grupo desenvolveu a Política de Diversidade e Inclusão, documento que estabelece regras e compromissos que devem pautar a atuação da equipe para combater ativamente todas as formas de discriminação e preconceito e promover a inclusão de todas as pessoas, independentemente de raça, gênero, orientação sexual, identidade de gênero, capacidade e origem nacional ou territorial.

Outra ação realizada em 2020 foi a elaboração de compromissos e do plano de ação para aplicar as diretrizes da Política de Diversidade e Inclusão no biênio 2021-22. Ainda, o processo foi compartilhado com outras organizações que souberam do trabalho desenvolvido pelo Comitê e promoveram encontros com as suas respectivas equipes.

Porta para o futuro

A área de Desenvolvimento Organizacional visa, por meio do trabalho do Comitê de Diversidade e Inclusão, colocar em prática o plano de ação já desenvolvido, desenhar o modelo do canal de acolhimento e promover demais ações para obter avanços dentro dessa temática.

Algumas dessas metas compreendem que a Fundação seja, por meio da Política de Diversidade e Inclusão, guardiã da pauta na dinâmica cotidiana com demais organizações e com fornecedores e prestadores, além de aprimorar a análise e indexação de dados relacionados a raça e gênero – um dos pontos que serão mapeados diz respeito à prática religiosa da equipe da Fundação.

Além disso, o Comitê de Diversidade e Inclusão tem o objetivo de, durante 2021, promover atividades de sensibilização para prestadores de serviço. Por fim, o grupo tem também como meta organizar ciclos de formação nas temáticas abordadas e trabalhadas na Política de Diversidade e Inclusão.