Programas
de influência

Cidades e Desenvolvimento Urbano

Combater vulnerabilidades para promover o desenvolvimento humano

Ao ter como norte de atuação o processo de articular diferentes setores para o desenho de soluções urbanas inovadoras e a criação de mecanismos para financiá-las e escolher o Jardim Lapena como espaço de prototipagem de tais iniciativas, o Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano da Fundação Tide Setubal expressa seu objetivo de promover e desenvolver projetos para combater vulnerabilidades infraestruturais e urbanísticas nesses espaços.

Uma dessas iniciativas é o Blend Lab, laboratório de inovação para a curadoria e desenvolvimento de soluções de impacto socioeconômico em territórios de alta vulnerabilidade. Essas ações podem ser viabilizadas por meio de operações financeiras híbridas – ou seja, com capital público, privado e filantrópico. O laboratório optou pelo Jardim Lapena como o primeiro território-piloto no país para pôr em prática ações para evolução territorial.

Promovido pela parceria entre Instituto Dialog e Din4mo, com endosso da ONU-Habitat, o projeto realizou, por meio de diagnósticos, visitas a campo e análise de precedentes existentes em outras localidades, o refinamento conceitual do modelo de intervenção para a prática de ações que solucionem problemas relacionados ao saneamento básico, como acesso a água, rede de esgoto e drenagem, e à habitação.

Apoio ao Fundo Ipu

Idealizado pelo Instituto Iguá e a Climate Ventures, o Fundo Ipu – Water & Sanitation Venture Philanthropy foi lançado em março de 2020 e é direcionado ao investimento em startups e/ou instituições voltadas à promoção de mudanças significativas no setor de água e saneamento.

O objetivo do fundo, primeira iniciativa implementada no Brasil de “filantropia de risco”, ou seja, um fundo filantrópico e paciente com o retorno dos recursos investidos superior às modalidades tradicionais, é apoiar soluções alternativas que possam ampliar o acesso das periferias ao saneamento básico.

A Fundação Tide Setubal apoia financeiramente a construção desse fundo e tem acompanhado o processo para implementá-lo ao buscar oportunidades de estreitar parcerias para colocá-lo em prática.